sexta-feira, 8 de março de 2013

O PERIGO DE DORMIR COM PENSAMENTOS GANANCIOSOS



C. S. Lewis wrote in The Voyage of the Dawn Treader:



“[Eustace] had turned into a dragon while he was asleep. Sleeping on a dragon’s hoard with greedy, dragonish thoughts in his heart, he had become a dragon himself […]”.



C. S. Lewis escreveu em A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952):

[Eustáquio] Tinha se transformado num dragão enquanto dormia. Ao dormir sobre um tesouro de um dragão, com pensamentos gananciosos, típico de um dragão, ele próprio acabara se transformando em dragão [...]”.
(As crônicas de Narnia. Vol. Único. Ed. WMF Martins Fontes. Pag. 443)

Os contos de fadas nos dizem que a ganância é típica dos dragões.  Deve ser por isso que Tolkien nos conta em O Hobbit, sobre o dragão Smug e seu tesouro. Se Eustáquio tivesse lido O Hobbit, talvez não fosse para cama com “dragonish” em seu coração.

Eustáquio é o tipo de pessoa que não dá valor para o que os contos de fadas nos ensinam. Uma pessoa que menospreza a fantasia e imaginação. Ele lia somente livros de ciências. A Teoria Literária nos ensina que ele (Eustáquio) é uma personagem redonda. E se fosse minha intenção analisá-lo, teria que escrever muito, o que deixaria o post muito longo... Então deixaremos essa atividade para alguma aula de Análise Literária. Quero me ater aqui apenas no perigo de se tornar um dragão quando há no coração humano “dragonice” [irei chamar “dragonish” por “dragonice”].

Muito interessante como o narrador nos apresenta o perigo dos pensamentos gananciosos e que estes pensamentos tem o potencial de nos tornar monstros. Esses pensamentos trazem a tona o mal que há no homem. Também é muito interessante como A Bíblia nos conta como o mal entrou no mundo e corrompeu a boa criação. Não é á toa que aquela Velha Serpente (dragão)* tenha desejando famintamente ocupar o Trono de Deus, nem foi á toa que ela tentasse Adão e Eva.

O que seria a ganância (ou greedy, em inglês)? Ela é esse desejo excessivo pelo poder, etc. 
Segundo o dicionário Collins:

  1. excessively desirous of food or wealth, esp. in large amounts; voracious
  1. postpositive foll by for eager (for) ⇒ a man greedy for success.

Talvez alguém escreva nos comentários: 
“Bem, dragões não existem e os contos de fadas só ensinam mentiras paras as crianças”.

Terei que discordar desta premissa. Primeiro, citarei Chesterton e depois direi que mesmo que não existam dragões, não podemos negar a existência da maldade que habita no coração do homem. 

Vamos para o que G. K. Chesterton escreveu:
"Contos de fada são a pura verdade.  
Não porque nos contam que os dragões existem, 
mas porque nos contam que eles podem ser vencidos."

E isso é muito consolador! dragões podem ser vencidos. Assim, os pensamentos gananciosos também podem ser vencidos. Quando Eustáquio deixou de ser dragão e voltou a ser menino seu caráter e a forma de se relacionar com os outros mudaram. 

Antes de ser um dragão, ou melhor, antes de saber do mal que há em si mesmo e de reconhecer que humanamente precisava da Graça de Deus, Eustáquio era O Chato que só lia livros inúteis, de fato

Ok galera! Tudo bem, não sejamos tão duros com os livros de ciências. Eles não são tão inúteis assim. Só não nos dizem nada sobre dragões, pois esses seres não são objetos de seus estudos.

Eustáquio experimentou a conversão... Ele se encontrou com Aslan e essa mudança não foi nada confortável como o filme nos conta, só lendo o livro para se ter idéia do quão difícil foi essa mudança... Não foi fácil vencer o dragão e não é e nem será fácil vencer o mal que há no coração humano.

O Menino que fora dragão nos conta sua conversão assim:
É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair”. 
[grifo meu]
E o narrador nos fala um pouco mais:
Seria bonito e muito próximo da verdade dizer que, dali por diante, Eustáquio mudou completamente. Para ser rigorosamente exato, começou a mudar. Às vezes tinham recaídas. Em certo dias era ainda um chato, mas a cura havia começado”.

Desta forma, caro leitor (a), se algum dia você tiver que dormir sobre o tesouro de um dragão, procure não ter em seu coração nenhum tipo de DRAGONICE.

Grande abraço =]
E uma ótima semana a todos!


*Apocalipse 20:2
 


Um comentário:

Dafne Antunes disse...

Olá!

Gostei bastante do texto! Só Cristo para nos curar de nossas dragonices...

Tenho que reler as Crônicas um dia desses...

sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails