domingo, 4 de novembro de 2012

Urendi Maleldil

Terminei minha leitura de Uma Força Medonha. As obras de Lewis dispensam comentários. Em particular, gostei mais do primeiro e segundo livro (Alem do Planeta Silencioso e Perelandra, respectivamente) devido o elemento fantástico está presente desde o inicio da narrativa. Nos livros 01 e 02, a estória acontece num outro mundo (Marte e Venus), já no livro 03 (Uma Força Medonha) a narrativa acontece em nosso planeta mesmo e deve ser por isso que a fantasia não surge desde o inicio da leitura.


Porém foi o livro 03 que eu mais fiz anotações. Em relação aos outros (01 e 02), este está muito mais sublinhado e com muitas setas de anotações. Eu estava esperando encontrar neste livro pelo menos algum dialogo dos Eldila, mas o narrador preferiu omiti-las. Em Uma Força Medonha, os capítulos estão com títulos (gosto muito deste recurso), já os dois primeiros livros não apresentam capítulos com títulos.

Fiquei um pouco decepcionado com uns aspectos a tradução, escolheram traduzir algo e optaram e não traduzir outras. Como por exemplo, escolheram traduzir N.I.C.E por Inec (não considero essa uma boa opção, talvez num outro momento fale mais sobre isso). Mantiveram Fisher-King, mas traduziram Pendragon por Líder Supremo. Os leitores brasileiros captariam os segredos e as intenções do autor ao ler a palavra Fisher-King, mas não compreenderiam ao ler Pendragon? Acredito que a melhor escolha seria deixar Pendragon, ao preferirem traduzir por Líder Supremo. Pelo óbvio de que a palavra inglesa corrobora muito melhor com a compreensão da leitura, levando em consideração que a narrativa lewisiana é construída pelos elementos arthuriano.

Em sua critica, George Orwell, diz que a narrativa ficou confusa com o uso da fantasia e a obra é excelente sem elas (fantasias). Imagino que Orwell tenha ficado muito confuso ao ler em especial o capitulo 16 (penúltimo capitulo)... A gente acaba se perdendo na cena que nos é narrada... Uma confusão geral – o que o narrador irá chamar de Maldição de Babel. Excelente sacada de Lewis!

Comei a leitura esperando ansiosamente pelo fantástico, bem a proposta do livro era essa – de ser um conto de fada (fantasia) para adultos e quando chego ao fim, fico com aquela sensação de Quero mais... Não acabe... Prossiga!

Não gostei de como os vilões morrem... Eles deveriam ter sofrido mais (risos). A personagem Fada é um ser muito Medonho. Até o diabo fugiria dela! Fiquei muito angustiado com todo desencontro do casal Mark e Jane. Desejo que no fim, o reencontro tenha sido Fabuloso.  Gostei com destino do Sr. Ransom (o herói nos livros anteriores). Dei ótimas gargalhadas com algumas cenas, em especial com a cena que está registrada nas paginas 402 e 550 (se ficou curioso, sugiro que leia o livro).

Num próximo post, irei relacionar algumas alusões presente no livro e algumas notas de leituras.

Grande abraçoO
E ótima semana a todos (as)

Urendi Maleldil




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails