domingo, 2 de setembro de 2012

Um deus disfarçado



No livro, Oração: Cartas a Malcolm
C. S. Lewis escreveu:
  



Até os pagãos sabiam que um mendigo a sua porta pode ser um deus disfarçado, e a parábola da ovelha e dos bodes é o comentário de nosso Senhor a esse respeito 1. O que você faz, ou deixa de fazer, em relação ao mendigo é o que você faz ou deixa de fazer a Ele. Levando ao extremo do panteísmo, isso poderia significar que os homens são aparências de Deus – representações extraordinárias, por assim dizer. Do ponto de vista do legalismo extremo, poderia significar que Deus, graças a uma espécie de ficção jurídica, “interpretará” sua bondade a um mendigo como uma bondade feita a Ele.

Sempre que leio algo do Lewis fico com uma sensação estranha – que poderia chamá-la de “A igreja não me ensinou isso”.

Lewis – um professor de literatura que ensina teologia muito melhor do que muitos superpastores da TV brasileira!

É realmente muito triste, ver grande parte das comunidades evangélicas preocupadas em crescimento numérico e com a conta bancaria – as pessoas são apenas instrumentos para alcançar seus objetivos. É possível contar nos dedos, as comunidades preocupadas em sinalizar o Reino de Deus aqui e agora.

Pense no significado deste texto das Escrituras: ‘Procuro misericórdia, não religião’ Estou aqui para dar atenção aos de fora, não mimar os da casa, que se acham justos.

[Mateus 9:13. Bíblia A Mensagem]

Jesus estava constantemente com os pobres e excluídos e não pegava leve com os religiosos. Oh, raça de víbora eram os religiosos do tempo de Jesus... Oh, raça de jibóia são os religiosos de hoje. Eles engolem o povo!


1: Todas as nações serão reunidas diante dele, 
e ele separará umas das outras como o pastor
separa as ovelhas dos bodes. 
(Mateus 25:32 NVI)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails