quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como elas realmente são


Hoje não vemos as coisas com clareza. Estamos como que num nevoeiro, enxergando com dificuldade por entre a neblina. Mas isso não vai durar muito. O tempo vai melhorar, e o Sol vai aparecer! Então veremos tudo tão claramente quanto Deus nos vê, conhecendo-o diretamente, assim como ele nos conhece”. 
[A Mensagem]

Onde está a essência do ser?
A essência está no coração? Ou nos olho de quem vê?

Você gosta de filosofia? E gosta também de um bom romance? Uma estória incrível?
 Então certamente irá gostar de ler a trilogia espacial criada por C. S. Lewis.
Eu já li as duas primeiras e estou aguardando o terceiro livro (A editora Martins Fontes pretende disponibilizá-la ainda este ano aos leitores da língua portuguesa).

Esta semana eu estava relendo o livro dois: Perelandra – Uma Viagem a Vênus. Bem, eu estava intrigado por que Lewis encerrou esse livro com a seguinte frase: “E então sua consciência foi engolida”. [em Inglês: “Then his consciousness was engulfed”]. Deixou-me bastante intrigado. Não há duvida que Lewis foi um excelente escritor. Como também foi um magnífico professor de literatura. Ele não poderia ter usado outra frase para terminar o livro dois?

Bem, essa obra em especifico foi bem elaborada com elementos filosóficos e teológicos. Em Perelandra, somos convidado a pensar em Gênesis 3, se Eva tivesse resistido aos argumentos da serpente. Como seria a narrativa biblica se Eva não tivesse comido daquele fruto? ou se um elefante tivesse aparecido e esmagado a serpente? E Adão não estivesse ausente? Em Perelandra, somos indagados sobre a finalidade da proibição de Deus. Sinceramente fico impressionado pela forma como Lewis elabora seus textos, e como elementos mitológicos são rescritos. Em Perelandra, vemos o mito de Vênus e seu mar de espuma (Você só entenderá o que estou falando se souber um pouco sobre Vênus).

Voltando pra minha indagação com relação ao final deste livro, acredito que descobrir o motivo por que Lewis utilizou essa frase (“E então sua consciência foi engolida”) pra encerrar este livro. Penso que a resposta esta no capítulo 03. (Lembre-se que este livro tem 17 capítulos). Agora percebo que Lewis foi muito feliz em fechar Perelandra com a frase que me intrigou. Otima escolha! Mas vamos deixa isso pra outro dia. Talvez num outro momento, compartilhe minha análise de Perelandra.

Bem, minha intenção inicial neste post, não é minha indagação sobre a frase que Lewis escolheu no final de Perelandra, mas compartilhar um insight que tive ao ler a seguinte frase:“Somente Maleldil* (Deus) vê qualquer criatura como ela realmente é.

 E quando li essa frase, lembrei-me automaticamente do que está escrito em 1 Samuel 16:
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração

Como diria o filósofo, vemos as sombras... Vivemos num mundo de aparência.
Como diria o Apóstolo** (não estou me referindo a nenhum tal apostolo midiático ou paipostolo. Esses caras não são apóstolos coisa alguma, mas deixa isso prá lá).

Repetindo: Como diria o Apóstolo, um dia veremos as coisas como elas realmente são.

 “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”. 
(1 Coríntios 13:12 NVI) 

Pense nisso: Deus vê qualquer pessoa como ela realmente é. 

*Maleldil = Personagem da Trilogia Espacial que representa Deus. “Male” é um radical que se refere a Reino, Rei, etc; e “edil” significa anjos. Assim, Maleldil significa Senhor dos Anjos. 
** Paulo de Tarso.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails