quarta-feira, 14 de março de 2012

Sendo Frutíferos


Disse Jesus: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. [...]”.
[João 15:5 NVI]

Estive um tempo inserido num contexto onde se afirmava que frutificar é simplesmente ganhar almas, assim, metodologias foram elaboradas pra que essa tarefa fosse feita. Formas de se alcançar esse objetivo foram criadas (quanto mais gente você fosse capaz de trazer para o grupo religioso, mais frutífero era você, conforme essa  visão do crescimento). Bem, é que isso altera um pouco o texto bíblico, dar ênfase no crescimento e negligenciar o amadurecimento é extremamente perigoso e danoso. 

Ensinar que como os ramos, os cristãos devem produzir e se eles não forem frutíferos, serão lançados no inferno, equivale dizer que a salvação é proveniente da sua obra de ganhar almas, ou seja, se você não ganha almas, certamente será arrancado da videira e irá parar no fogo, então seja obediente e produza, seja frutífero, ganhe almas e salve a sua vida.

Ontem estava lendo o devocional “A Bíblia Toda, O Ano Todo” de John Stott e me deparei com o seguinte trecho:

É surpreendente como muitos cristãos imaginam que ser frutífero signifique ser bem-sucedido em ganhar almas para Cristo. O evangelismo é, de fato, uma parte muito importante em nossa vocação cristã, mas, se observarmos o Antigo e o Novo Testamento, veremos que as uvas na videira de Deus eram a justiça e a retidão, enquanto que no Novo Testamento o fruto do Espírito é a semelhança com Cristo (Is 5; Gl 5:22-23; Cl 1:10)”. [grifo meu]

[STOTT, John. A Bíblia Toda, O Ano Todo. Ed. Ultimato. pág. 235]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails