terça-feira, 20 de março de 2012

Estar Apaixonado



É uma experiência humana significativa e maravilhosa. Segundo C.S.Lewis, estar apaixonado nos torna generosos e corajosos e abre os nossos olhos não só para a beleza da pessoa amada, mas para toda beleza.

Não se engane! O Estar Apaixonado não dura pra sempre. Na verdade nem tem a intenção de durar. Nenhum relacionamento persiste se for apenas construído no Estar Apaixonado.

Muitos casamentos acabam em divórcios, por diversos fatores e um deles é que ficaram apenas no Estar Apaixonado. Algumas pessoas chegam a afirmar que o relacionamento terminou porque já não havia mais amor. Bem, precisamos entender que Estar Apaixonado é muito distinto de Amar. 
O Amor nunca morre... Nunca acaba.

O que acabou, ou que já passou, foi o estado de apaixonado. Então o casamento chega ao fim, porque um dos cônjuges já não se sente mais apaixonado pelo o outro e já se apaixonou por outra pessoa no trabalho e a vida continua e depois, o Estar Apaixonado passa novamente e mais uma vez vão em busca de um novo amor, que na verdade não tem nada de Amor, mas é somente um Estar Apaixonado.

Parar de Estar Apaixonado não significa parar de Amar. Mas então o que fazer pra que um relacionamento dure? É necessário de uma metamorfose!

É preciso transformar-se num sentimento mais profundo, mais confortável e mais maduro... E isso damos o nome de Amor (confira I Corintios 13).

Resumidamente:
Estar Apaixonado é baseado estritamente no sentimento, já o Amor é baseando na vontade, bem como no sentimento. Assim, o Amor é uma profunda unidade, mantida pela vontade e reforçada de forma deliberada pelo hábito.

Amor como algo distinto de Estar Apaixonado, não é só um sentimento, é uma Escolha.


[NICHOLI, Armand M., Deus em Questão: C.S.Lewis e Sigmund Freud debatem Deus, Amor, Sexo e o Sentido da Vida. Ed. Ultimato, 2005. pág. 155]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails