domingo, 11 de março de 2012

A Divina Revelação do Inferno


Não tem nada de divino nesta revelação. Bem, o livro “A Divina Revelação do Inferno” é uma literatura sensacionalista. O que classifico de uma teologia terrorista. Teologia medíocre. O livro é repleto de aberrações teológicas.

Como já deu pra perceber irei fazer uma critica a essa obra. Que fique bem claro, não sou graduado em teologia e nem sou crítico literário, sou apenas um cristão que como alguns gostam de ler. Caso você já tenha lido esse livro e tenha gostado da divina revelação que a autora traz do inferno (que ela mesma afirma que é da parte de Deus), sinta-se a vontade em expressar sua opinião nos comentários (final do post).

Nem é preciso ler o livro inteiro pra dar de cara em baboseiras. A Autora afirma que ela nasceu com o objetivo de escrever e relatar o que Jesus a revelou (A divina revelação do inferno), pois essas revelações são fieis e verdadeiras. E que ela (autora) foi chamada pra avisar o mundo da existência do inferno e que Jesus foi enviado por Deus pra salvar todo mundo deste tormento (do inferno).

Agora vamos por parte, pois nesse trecho acima há tantas coisas pra falarmos (e olhe que é apenas o começo do livro). Bem, seria interessante convidarmos os cristãos em geral a abandonar o estilo crente Kodak (vive de revelação) e amadurecermos e crescermos em graça e estatura do nosso Senhor.

Lendo a Bíblia, mais precisamente, o Novo Testamento, não encontramos ênfase no inferno. Jesus fala do inferno em diversas passagens, mas não enfatiza o inferno. O Nosso Testamento deixa claro que o inferno foi feio para os demônios. Jesus dá ênfase no Reino de Deus que já havia chegado. A autora coloca o nome de Deus e de Jesus no intuito de legitimar seu texto. É clara a divergência do que é dito no livro quando comparado ao texto bíblico.

Jesus faz referencia a existência do inferno em vários momentos como, por exemplo, na parábola das redes em Mateus 13: 47- 50. E em todas as citações de Jesus a ênfase maior é no reino de Deus. Por que o Senhor mudaria a tática hoje? Será que Deus não sabe que em time que está ganhando não se mexe? Se a própria Palavra de Deus afirma que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, fico com dificuldade em ver o livro em questão como uma obra séria. Escolher uma pessoa com o objetivo de dar ênfase no inferno pra mim é realmente contraditório. Mas Deus sabe o que faz não é mesmo?

Quando a autora diz que seu objetivo é escrever e relatar sobre a divina revelação do inferno, eu simplesmente me lembro de quando Jesus contou sobre o Rico e o mendigo Lázaro (Lucas 16:19-31). Tanto Lázaro, quanto o Rico morreram, Um foi pra junto de Abraão (talvez pudéssemos dizer que o mendigo foi pro céu) e o Rico foi pro Hades (ou infernos para alguns) ser atormentado. Lá o Rico tem plena consciência de que o mendigo está numa vida boa e ele num sofrimento total, então o Rico diria algo mais ou menos assim: “Jesus deixa pelo menos eu postar no meu perfil de facebook que o inferno existe e é um lugar horrível... deixa-me escrever pra que meus familiares não venham pra esse lugar”. Em seguida Jesus responderia: “Não há a necessidade de você escrever a seus familiares sobre o inferno. Eles têm a minha Palavra traduzida e escrita em inúmeras versões, caso eles não consiga ler sobre os perigos de uma vida sem Mim na versão do Almeida, eles tem a NTLH, tem também a NVI e tantas outras paráfrases na qual deixa bem acessível e sinalizado os perigos de caminhar sem Mim... O que eles precisam é abrir o coração pra minhas Palavras”.

Acredito que dar ouvido a literatura sensacionalista, ou pra teologia terrorista é se distanciar da essência do cristianismo. Falar que Jesus foi enviado pra nos salvar do inferno é muito pouco pra proposta do cristianismo (Sugiro a leitura do livro “Simplesmente Cristão” de N.T. Wright). O Senhor veio é pra concertar a criação... Buscar o que se perdeu. Pra salvar a humanidade do mal que entrou no mundo. Não irei prolongar nesse ponto, pois teríamos que abordar sobre o conceito de Graça, de Justificação, Redenção, propósito da cruz, etc. E tudo isso iria prolongar nosso post.

Sugiro, caso você tenha interesse em aprender mais que leia a Bíblia numa versão mais moderna, que traga uma linguagem mais clara e de fácil compreensão. A leitura da Bíblia tem que fazer sentido em nossa vida. Procure um plano de leitura e dedique em aprender de Deus na Bíblia. O inferno é um lugar, mas não foi feito pra nós. É o destino de uma vida sem Deus. Conheça a Palavra de Deus. Comece lendo os evangelhos, depois as cartas de Paulo e depois o restante do Novo Testamento.

Procure um bom livro. Leia um devocional, como por exemplo, o livro “A Bíblia toda, O ano todo” de John Stott (iremos em breve sortear um exemplar deste livro aqui no blog). Deixemos de lado o “crente Kodak” e nos tornemos crentes pensantes.

Mas se você se interessa pelo inferno, então em vez de ler a “Divina Revelação do Inferno” (que não tem nada de divino), leia o livro “Cartas de um Diabo ao seu Aprendiz” de C.S.Lewis. Esse livro do Lewis é uma excelente ficção e nele podemos ver claramente como um professor de Literatura entender muito melhor de teologia do que a autora do livro que propõe uma revelação do tormento.


"A estrada mais segura para o inferno é aquela gradual – o declive suave, piso macio, sem curvas acentuadas, sem marcos de referência, sem sinalização.
[Cartas de um Diabo a seu Aprendiz. Lewis, C.S.]

Um comentário:

Felippe L.B. Katan disse...

Belo post, cara. Eu já tinha ouvido falar desse livro, e hoje recebi a indicação para ler. Como sou meio cético, já fiquei com o pé atrás. =P

Mas vou ler, pra ter ideia do que falam, poder falar com propriedade.

Até mais. o/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails