quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Bíblia Romanceada

É uma trilogia de romances históricos baseado nas Escrituras. O Livro de Deus, o Livro de Paulo e o Livro de Jesus.

Em minha coleção pessoal tenho somente o Livro de Deus e o Livro de Jesus... Pretendo adquirir o Livro de Paulo para completar a trilogia criada por Wangerin. Não posso deixar de dizer: É uma obra excelente!

Sabemos, afinal, que no Brasil é difícil vender romances para o publico cristão. Então o que faz com que uma editora brasileira invista num projeto que tem tudo para dar errado? O publico cristão tem preferência por obras de não-ficção. E o publico brasileiro não aprecia livros com mais de 300 paginas. A Bíblia Romanceada de Wangerin vem de contra mão a todas essas ‘dificuldades’ com relação ao habito da leitura do publico cristão. [...] Vale salientar que Wangerin não é o primeiro artista a inspirar-se na Bíblia para produzir sua arte. Michelangelo concebeu as fantásticas imagens da Capela Sistina com base em sua leitura da Bíblia. (Adaptação do prefácio á edição brasileira do Livro de Deus, de Walter Wangerin)

Wangerin mergulha nos detalhes da história bíblica para construir seu romance. Sua ficção não muda os fatos, ela os enriquece.

As roupas, os costumes, o clima, a geografia e os alimentos. Cada página contém nuances que ajudam na compreensão da história e enriquecem a narrativa.
Eis aqui a história da bíblia como jamais foi contada. Walter Wangerin criou uma obra fascinante e inesquecível: a bíblia como romance épico, com toda a sua ação comovente, seus personagens monumentais, seus temas universais do bem e do mal.

No livro de Deus, o autor utiliza-se de seus poderes para descrever a história de um amor que atordoa a imaginação: o amor de Deus por seu povo.

Muitas pessoas lêem a bíblia como quem consulta uma caixinha de promessas ou como quem abre um biscoito da fortuna num restaurante chinês. raras vezes seus 66 livros são lidos de ponta a ponta. Esta leitura devocional e fragmentada da bíblia tende sempre a ofuscar nossa percepção da narrativa única e linear que corre por toda a história humana. O Livro de Deus permite-nos essa visão. Wangerin concentra-se no relato da intervenção de Deus em toda a história do mundo, e descreve o panorama geral do envolvimento íntimo de Deus com a raça humana.

Trecho da obra de Wangerin:

Então, quando Judas e eu comprávamos pepinos numa barraca ali perto, um dos oficiais menos importante me chamou:
- Simão, seu mestre não paga o tributo?
-Sim – respondi.
-Bem, então me mostre o dinheiro.
[...]
Naquela mesma tarde, peguei uma carpa de bom tamanho. Quando lhe abrir a boca, lá encontrei uma moeda reluzente. Um siclo.
[...]
Com a moeda do peixe, então voltamos á barraca do cobrador de impostos e pagamos a taxa á víbora. Também lhe dei a carpa, a titulo de juros e disse lhe que seus olhos tinham muito em comum com os olhos do peixe.
Judas gostou da piada. [...]
No caminho de volta para casa não parávamos de rir da historia do oficial com olhos de peixe. [...]

(Livro de Deus, pag. 665, editora Mundo Cristão)

2 comentários:

Amana Raab disse...

obrigada pela fidelidade aos blogues, fábio! risos.

;)

Eder Barbosa de Melo disse...

Legal, acho que o público cristão está se abrindo mais para este tipo de obra, eu pelo menos fiquei super interessado. Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails