quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O Amor é Cego?

Segundo Jorge Bucay*, em entrevista à Folha de S. Paulo, As relações não duram porque a maioria não enxerga o outro como ele é.

Realmente a maioria fica num mundo de ilusão e de encantamento no período do namoro e depois percebem que o príncipe virou sapo ou que a princesa virou bruxa. Mas a culpa é do Amor?

Segundo o Coronel John Casey (Seriado Chuck), o Amor é para os otários. Há também uma frase bastante comum que diz que o Amor é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas.
Para William Shakespeare, O amor é cego, por isso os namorados nunca vêem as tolices que praticam.

Shakespeare não está totalmente certo, o que leva os namorados a praticarem tolices não é o fato de o amor ser cego, mas sim a coragem de amar sem medo, mesmo sendo tolos aos olhos dos outros.

Quando alguém diz que o amor é cego por causa disto ou daquilo outro, essa afirmação mostra o quanto esta pessoa é frustrada emocionalmente. Quem nunca sofreu uma decepção amorosa? A vida não é um mar de rosa, mesmo se a vida fosse um mar de rosa, não se esqueça: ROSAS TÊM ESPINHOS.

Acredito que o amor pode ser inteligente e sem medo e que é muito interessante e muito importante conhecer o outro no período de namoro. Conhecer seus pensamentos, idéias, valores, personalidade... E nunca se esquecer de uma verdade valida em qualquer lugar dos universos – somos humanos, deste modo temos qualidades e defeitos... Virtudes e manias.

Qual é a receita de um relacionamento duradouro? Não há receita. Não há segredo mágico, porem há insights que podem sim contribuir na construção de um relacionamento. Estarei compartilhando via Twitter alguns destes insights, caso queira me seguir: @fabiofaith . E estarei também postando um texto intitulado “Eles na Linha & Elas na Entrelinhas”, o qual traz também um insight muito importante no desenvolvimento de um relacionamento.

Compactuo com a idéia de que é valido “Amar de olhos aberto”. Acredito sim no amor. Cegos sãos os que não amam ou os que se frustraram emocionalmente e não tem mais coragem de amar devido o medo duma outra decepção.

Amarei mesmo sendo tolo aos olhos dos outros; mesmo sendo um floricultor de flor roxa para outros... Amarei até quando houver fôlego em mim.

O amor não é cego, na verdade a maioria ainda não aprendeu usar os olhos do amor e amam de olhos fechados.

Agora eu sei a razão de a gente estar aqui
O que nos faz diferentes dos anjos é o amor
A possibilidade de amar...
(Trecho da canção Diferentes dos Anjos, da banda Fruto Sagrado)


*psicólogo


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails