sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cuide das Minhas Ovelhas


- Se você me ama – disse Jesus- Cuide das minhas ovelhas.
Nos dias de hoje talvez alguém diga:
“Se você não faz parte do método X, você não ama a Jesus. Se não faz o que o sistema Y manda então você não está cuidando das ovelhas, pois que ama a Jesus participa do método... blá, blá,...”

Não sou teólogo e não sei qual o real significado de “cuide das minhas ovelhas” no texto original. Uns pensam que “cuide das minhas ovelhas” está relacionado apenas ao espiritual... Que se refere em aconselhamento espiritual. Eu penso que o “Cuide das minhas ovelhas” se vai além do espiritual; Penso que se refere ao cuidar no sentido físico e cuidar no sentido metafísico.

Por que penso assim?

Quando olho para o livro de Tiago, capitulo 2, Verso 15 em diante, entendo que se uma pessoa que tem necessidades físicas, não adianta nada eu lhe trazer uma “palavra espiritual”. É por isso que quando olho para o dialogo de Jesus com Pedro sobre cuidar das ovelhas entendo que esse cuidar não é somente fazer uma reunião, fazer uma oração e pregar uma palavra engessada de qualquer método.

O que eu faço ou deixo de fazer em relação a um necessitado, é o que eu faço ou deixo de fazer ao Meu Senhor. É exatamente isso que diz na ‘historia dos bodes e as ovelhas’, registrada no livro de Mateus, capitulo 25, verso 32 em diante.

Percebo que as pessoas são ovelhas (e elas também podem ser bodes, mas isso é outra historia). E se pudéssemos contextualizar “cuide das minhas ovelhas”, diríamos que é gente cuidando de gente. E que se esse cuidar não estar restrito apenas ao metafísico (espiritual), mas se aplica primeiro ao físico. O nosso reino não é deste mundo, mas é nesse mundo.

É através do serviço que sinalizamos o reino de Deus. Como servimos a Deus? Servindo as pessoas. O que você faz ou deixa de fazer em relação aos excluídos, é o que você faz ou deixa de fazer a Deus. E quando nos atentamos para o que está registrado em Mateus 25 e em Tiago 2, descobrimos que o “cuidar das ovelhas” se refere também ao físico e não somente ao metafísico.

Assim, Se alguém tem uma necessidade (quem não tem necessidade neste mundo), não adianta muito lhe oferecer somente “uma palavra espiritual”. O que fazemos ou deixamos de fazer a um mendigo, a um faminto, a um pobre, a um doente... Fazemos ou deixamos de fazer a Jesus.

O Reino de Deus vai além de quatros paredes do templo. O Reino é sinalizado numa doação de sangue, numa visita ao hospital, num ato de generosidade... O reino se faz presente em atos de entrega no intuito de amenizar as necessidades das ovelhas.





2 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Ler é abrir novos horizontes...
Boas Festas e bjm de paz

Alessandra disse...

sim concordo .Uma benção de post!
*abraço pra ti.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails