domingo, 21 de novembro de 2010

Desvendando as Crônicas de Nárnia

Segundo Grabriele Greggersen*, como pedagoga considera "As Crônicas de Nárnia" a obra mais importante de Lewis, porém, para o público adulto vê “A Carta do Diabo a seu Aprendiz” como um trabalho mais denso e importante, pois deu a Lewis uma maior visibilidade, no momento em que foi capa da revista Time.

A professora Tatiana Moura Seião também utilizou as “Crônicas de Nárnia” no meio acadêmico. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, ela defende que Lewis ensina ,de forma criativa, ética e valores bíblicos: “Sou professora e percebo que o meio de ensinar precisa ser dinâmico e criativo. Ensinar valores para adolescentes e crianças através de sermão não dá! Tanto dentro de uma igreja, como numa escola podemos usar dessa literatura como instrumento de ensino”, afirma.

A utilização de personagens da mitologia, como minotauros, centauros e faunos podem deixar muitos cristãos com reservas da obra de Lewis. “Se você quiser ver através dos personagens um satanás pintado você pode, mas se prestar bem atenção, essa obras passam valores cristãos, como por exemplo a amizade, o amor, a coragem, a castidade”, afirma Gabriele.

Extraído de http://comunidadebiblica.org.br/site/artigo/c-s-lewis-o-cristao-que-escreveu-cronicas-de-narnia

*Gabriele Greggersen é especialista em C.S.Lewis no Brasil, é graduada em Pedagogia, mestre e doutora em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

4 comentários:

Eder Barbosa de Melo disse...

O C.S. Lewis ainda apresenta elementos fantasticos que supervalorizam os aspectos lúdicos e a fantasia que é tão fundamental para as crianças e adolescentes. Algum legalista pode me retrucar: "fantasia é ilusão, criança não precisa viver de mentiras" Nada a ver! O fantastico é vital para o desenvolvimento da uma criança, talvez seja por falta disso que os pequenos hoje estão tão precocemente "adultizados" e erotizados. Pra mim é bonito cultivar dessa forma a imaginação de uma criança, certamente terá um crescimento mais sadio. Essa obra de Lewis prova que é possível unir o útil ao agradavel, mergulha profundamente no imaginário infantil de maneira bíblica, didática e moral. Nota dez pro artigo.

Unknown disse...

Nota dez pro seu comentario Eder.

Unknown disse...

Oi Fábio,
Você já ouviu a expressão "A última bolacha do pacote"?

Acho que sim, mas há controvérisias... Acesse
http://mrp1313.blogspot.com/2010/11/ultima-bolacha-do-pacote.html

Unknown disse...

Gosto de assistir "As crônicas de Nárnia" tenho alguns DVD saga, pra mim é um dos melhores nessa categoria.

Valeu!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails