sábado, 2 de outubro de 2010

É lamentável Dilma depender de apadrinhamento de Lula, diz 'Economist'

Em editorial na sua edição desta semana, a Economist diz lamentar a dependência da candidata presidencial do PT, Dilma Rousseff, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O fato de Dilma depender tanto do apadrinhamento de Lula é lamentável, pois o Brasil precisa de um líder forte e independente”, diz a principal revista de economia e política da Grã-Bretanha.


Segundo a Economist, caso seja eleita, Rousseff precisará sair da sombra de Lula "para conseguir a autoridade necessária" ao cargo.

A revista diz ainda que Lula "precisa deixá-la se afastar", uma atitude que seria “seu último presente a país”.

Intitulado A Passagem, o texto afirma que Lula deu ao Brasil continuidade e estabilidade e que agora ele precisa "dar independência" a sua sucessora.

Três graves problemas

Se eleita, Dilma terá de lidar com ao menos três graves problemas, segundo a Economist, e a corrupção seria o primeiro. A revista afirma que o PT tem uma "tendência de inchar os órgãos federais com indicados políticos".

A segunda preocupação seria com o papel do Estado na economia ­– que cresceu no segundo mandato de Lula. O terceiro “teste” é a política externa, por causa da aproximação do presidente com "autocratas" como os presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Para a revista, ainda não está claro se Dilma tem “a força e vontade para lidar com esses problemas”.

Em outra matéria, a Economist detalha o legado do governo Lula e explica como Dilma se beneficiou dele, apesar de especialistas acreditarem, há um ano, que era impossível transferir sua popularidade.

No entanto, a matéria afirma que a presidenciável não tem o "magnetismo" de Lula nem sua "habilidade de negociar". Por fim, ela especula sobre como seria o novo governo, apostando em nomes como Antonio Palocci e José Dirceu para integrar seu gabinete.
(você lembra quem é José Dirceu?)

Fonte: BBC Brasil

3 comentários:

Amana Raab disse...

até que enfim alguém teve coragem de dizer isso!

compartilhei no buzz ;)

Eduardo Medeiros disse...

Muito bem a análise do autor do texto. Mas o que parece é que Dilma não vai ter independência alguma, ela será uma marionete do PT e do Lula. Ou seria o caso de ela saber exatamente que será apenas uma representação?

abraços

Unknown disse...

Oi Fabinho.

Recebi um selo de prémio e gostaria de partilhar com você meu amigo.

atenciosamente

nay

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails