quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Por que sou cristão?

“Por que sou cristão? Uma razão é a cruz de Cristo. Na verdade, eu jamais poderia crer em Deus se não fosse pela cruz. É a cruz que dá credibilidade a Deus. O único Deus em quem eu creio é aquele que Nietzsche, filósofo alemão do século 19, ridicularizou, chamando-o de ‘Deus sobre a cruz’. No mundo real da dor, como adorar um Deus que fosse imune a ela? Em minhas viagens, entrei em vários templos budistas em diferentes países da Ásia. Permaneci neles em atitude respeitosa diante de uma estátua de Buda, que tinha as pernas cruzadas, os braços dourados, os olhos fechados, o fantasma de um sorriso nos lábios, sereno e silencioso, com um olhar distante na face, desligado das agonias do mundo. Em cada uma dessas vezes, depois de um tempo eu tinha de dar as costas. E, em minha imaginação, voltava-me para aquela figura solitária, retorcida, torturada sobre a cruz, com pregos lhe atravessando as mãos e os pés, com as costas dilaceradas, distendidas, a testa sangrando nos pontos perfurados por espinhos, a boca seca, sedenta ao extremo, mergulhada na escuridão do esquecimento de Deus. O crucificado é Deus por mim! Ele colocou de lado a sua imunidade para sentir a dor. Ele entrou em nosso mundo de carne e sangue, lágrimas e morte. Ele sofreu por nós, morrendo em nosso lugar, a fim de que pudéssemos ser perdoados”.

(STOTT, John. Por que sou cristão? Viçosa: Editora Ultimato, 2004. p.67-68.)

3 comentários:

Rô Moreira disse...

Muito lindo o texto. Eu também adoro este Jesus da Cruz, tem que passar pela cruz, sentir o que nós sentimentos, a dor,a solidão, o descaso, a inveja que tiveram dele, tudo ele sentiu. Esse é Deus. Adorei. Paz!

Unknown disse...

é verdad! este Deus pessoal que sabe o que é relamente ser um humano...que conhece a Dor e o sofrimento. O Deus relacional que sentiu na pele o que é ser um de nós.

orvalho do ceu disse...

Oi, Fábio
O nosso fundo de pano é o Cristo, sem sombra de dúvida...
Um abraço fraterno

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails