segunda-feira, 21 de junho de 2010

Evangelicalismo Brasileiro

Nós que somos evangélicos temos dificuldade de entender “os evangélicos brasileiros”, imagina para quem não é evangélico, tentar compreender e entender esse número “monstruoso” de igrejas evangélicas diferentes.

Para os que estão de fora, todo evangélico é igual, em outras palavras, evangélicos são tudo farinha do mesmo saco (é isso o que os de foram pensam). O Evangelicalismo brasileiro é uma salada. Qual é a imagem de evangélico que o mundo tem? O pessoal que não são evangélicos tem a imagem de Evangélico, a partir dos evangélicos que estão na mídia. Talvez você não faça parte de nenhuma igreja que está na mídia, e quando você diz que é Evangélico, o pessoal associa você a tais grupos. De certa forma, é mais fácil falar o que você não é.



O caso mais recente de ampliar mais esta salada é o caso da Igreja Mundial do Poder Deus. O fundador da Igreja Mundial saiu da Igreja Universal. E os pastores da Mundial em seus programas afirmam que são diferentes da igreja do Sal (o nome que eles chamam a Igreja Universal), pois na igreja do Sal os milagres são caros, muitos caros e na Mundial é de graça. Quem não gosta de coisas grátis? E a galera da Mundial ainda vai mais alem na “fidelização de seus clientes”, pois na Mundial, “os clientes” não gastam nem o esforço da fé, pois podem usam a fé dos pastores. Quem não gosta de milagres de graça e sem esforço? Isso é o que chamamos de mercado da fé. Mas esse não é o fim da historia. Alguém resolveu melhorar, ou melhor, complicar ainda mais a salada do evangelicalismo brasileiro. Da Igreja Mundial, saiu, fundou ou abriu uma outra “nova franquia” de igreja. A igreja Mundial do Poder de Deus Renovado, e este novo grupo usam o slogan “a gloria da segunda casa será maior do que o da primeira”.

Você acha que irá parar por ai? Creio que não. Muitos querem mordem um pedaço do mercado da fé.

De uma forma bem simplista, vamos tentar dar nomes aos “bois”, No evangelicalismo brasileiro temos:

- Os históricos: os Metodistas, os Presbiterianos, os Batistas, etc.
- Os pentecostais: os Assembleianos, etc.
- Os neo-pentecoistais: Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus, Mundial do Poder de Deus, etc.

2 comentários:

Alessandra disse...

!!!A mesma religião que de início nos dá vida em Cristo,pode muito bem nos afastar dele mais tarde.Assim que passarmos pela PORTA DA RELIGIÃO,DEVEMOS PROCURAR A ESSENCIA DE DEUS PAI,DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO...PORQUE SE FORMOS LIBERTOS POR ELE,VERDADEIRAMENTE SEREMOS LIVRES!
*ABRAÇO PRA TI.

Flávia Porfirio disse...

Oi fiote!!!
Nossa, que viagem bacana... Isso é uma verdade!!! Cada uma trabalhando uma forma para manter seus fiéis e no fundo acaba distorcendo o propósito do evangelio, dai... vc já sabe, argumentos de montão para os demais...
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails